Reinaldo Polito

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90 - Discursos de oradores de turma

Faa um curso com Reinaldo Polito

Se voc concluiu o curso superior, teve a chance de participar de pelo menos cinco formaturas ao longo da vida: no maternal e no jardim geralmente no fazem formaturas, mas, a partir da, so feitas solenidades de concluso de curso desde o prezinho at a faculdade. Deixemos de lado as formaturas do prezinho at o trmino do ensino fundamental porque, embora marcantes, so eventos que normalmente s contam com a presena dos parentes dos formandos. Vamos nos ater s formaturas do curso superior que, alm dos parentes, contam tambm com a presena de outros convidados, como amigos e colegas de trabalho. Esses eventos, salvo rarssimas excees, de maneira geral so muito chatos para a maioria dos presentes. uma pena, porque h muita gente envolvida para que a solenidade seja um grande sucesso. As empresas especializadas em eventos de formatura, quando possuem experincia nessa atividade, conseguem montar um espetculo com bom ritmo e uma dinmica bastante atraente. A parte mais cansativa quase sempre fica por conta dos discursos. evidente que quando falam, o orador da turma, o diretor, o paraninfo e o patrono esto interessados em cumprir bem seu papel e serem admirados por suas apresentaes. Salvo o diretor e um ou outro paraninfo ou patrono, que quase sempre possuem mais experincia no uso da tribuna, a maioria no tem melhor desempenho porque nem sempre sabe exatamente como fazer e apresentar um bom discurso. Por isso, vamos verificar como os discursos de oradores de turma, que so as verdadeiras 'estrelas' da festa, podem ser eficientes e mais interessantes. Como a educao continuada uma obrigao na vida daqueles que pretendem continuar crescendo, voc sempre ter chance de ser o orador de alguma turma, seja ela de MBA, Latu Sensu, ou qualquer curso que venha a realizar.

A durao do discurso

Um dos principais motivos que tiram o encanto dos discursos a sua durao. Discursos longos, com 20, 30 minutos de durao, se transformam em verdadeiro martrio para o pblico. Se apenas uma pessoa discursasse, uma apresentao de at 10 ou 12 minutos seria suportvel. Mas, com tanta gente usando a palavra o tempo precisa ser bastante reduzido. Embora algumas instituies determinem em seu regulamento o tempo mximo dos discursos, que variam de cinco a dez minutos, uma apresentao com comeo meio e fim entre cinco e sete minutos estaria de bom tamanho. Discursos com essa durao no chegam a cansar a plateia e ajudam a dar mais ritmo solenidade.

No estou afirmando que discursos longos sejam necessariamente ruins. H muitos que necessitam de dezenas de pginas de um livro para abrig-los e so peas oratrias de qualidade excepcional. Entretanto, no combinam com a velocidade e a pressa dos dias de hoje.

Houve um tempo em que discursos longos faziam parte das solenidades de formatura. E, independentemente de serem cansativos ou no, eram recebidos com naturalidade. O mais famoso e tambm mais extraordinrio de todos 'Orao aos moos' de Rui Barbosa. J tive oportunidade de comentar em um de meus textos a histria curiosa desse discurso.

Rui aceitou ser o paraninfo da turma de formandos de 1920 da Faculdade de Direito do Largo de So Francisco. Entretanto, por estar muito doente, na poca da solenidade ele no pde comparecer. Por isso, dois dos formandos resolveram sair de So Paulo para buscar o discurso, que estava com o paraninfo na cidade de Petrpolis. Assim, no dia 29 de maro de 1921 Reinaldo Porchat, diretor da faculdade, leu o discurso de Rui. interessante o fato de um dos discursos mais bem produzidos em todos os tempos no Brasil no ter sido proferido pelo prprio autor.

Estou citando 'Orao aos moos', de Rui Barbosa, apenas para mostrar um exemplo de bom discurso, mas muito longo, e, por isso, provavelmente, inadequado para os dias de hoje.

Discurso do orador da turma

O orador da turma fala em nome dos formandos. como se ele interpretasse em seu discurso a vontade e as aspiraes da turma. Por isso, importante que ele seja escolhido pelos colegas, de preferncia em um concurso de oratria. Nessa disputa, cada formando poder analisar no apenas o contedo do discurso, mas tambm a competncia do orador. Embora o contedo seja extremamente importante, sugiro que num concurso de oratria se leve mais em conta a habilidade do orador em se apresentar em pblico. Desde que ele se comprometa a aceitar sugestes do grupo para melhorar o teor da mensagem, o resultado poder ser positivo.

Mensagem de qualidade razovel pode ser aprimorada com a participao dos colegas. Entretanto, a falta de dotes oratrios dificilmente poder ser resolvida pouco tempo antes da formatura.

O discurso do orador da turma deve ser lido. Primeiro porque essa tcnica de apresentao da mensagem permite que o contedo escrito represente bem o desejo da turma. Depois, a no ser que o discurso fosse decorado (o que nunca recomendvel), a nica forma de cumprir o tempo estabelecido.

cada vez mais comum as turmas escolherem dois oradores, um homem e uma mulher, para que leiam uma frase cada um. Essa participao simultnea dos dois oradores, quando bem ensaiada, d um timo resultado, pois torna a apresentao mais leve e dinmica. Se o orador for muito bom, nada impede que ele faa comentrios de improviso, aproveitando informaes que nasam no prprio ambiente da formatura. Mas, s se ele se sentir bem vontade e tiver certeza de que valer a pena sair momentaneamente da mensagem preparada. Em caso de dvida, nada de gracinhas arriscadas, melhor seguir o que foi planejado.

O estilo de um discurso de orador de turma precisa ser arejado, solto e muito bem-humorado. Quanto mais alegre e divertido mais chance de sucesso ter. Esse estilo de discurso combina mais com as caractersticas de uma festa. O nico cuidado manter o limite do bom senso e no cair na vulgaridade.

Algumas informaes que podero participar do discurso:

-agradecimento s pessoas que compareceram solenidade,

-agradecimento aos pais e parentes que contriburam para aquele momento de conquista,

-agradecimento aos professores. Durante os agradecimentos aos professores cabem algumas brincadeiras, como imitaes ou histrias que tenham marcado determinadas aulas ou o relacionamento com os alunos. Ateno, brincar no significa humilhar ou ridicularizar, pois esse comportamento poder comprometer o brilho da festa e at a boa imagem do grupo. Portanto, tudo deve ser feito com bom gosto e na medida certa.

-Comentar sobre as expectativas que tinham ao chegar ao curso, sobre as amizades que fizeram e o quanto puderam aprender. Aqui tambm cabem algumas brincadeiras mencionando fatos curiosos ocorridos com os colegas.

-Comentar sobre a aplicao que o curso que esto concluindo ter no mercado de trabalho.

-Comentar, mesmo que bem superficialmente, sobre a realidade do pas. conveniente no entrar em consideraes polticas por serem polmicas e, por isso, descontentar alguns formandos ou parte da plateia. sempre melhor falar de esperana e de possibilidade de realizaes. Cabem tambm palavras de incentivo para que continuem estudando, aprendendo e se aperfeioando.

-O final deve ser emocionante. O orador dever encontrar uma mensagem que possa surpreender a plateia pelo ineditismo, pelo humor ou pela emoo da mensagem.

Embora a fala deva ser entusiasmada e motivadora, no significa que deva ser na base da correria. preciso saber usar bem as pausas. Ao encerrar um raciocnio a pausa ajudar a valorizar a informao transmitida, dar oportunidade para que os ouvintes reflitam sobre ela, e ser um excelente indicador da naturalidade e do domnio do orador.

Uma leitura feita com a tcnica apropriada poder ser to atraente quanto uma fala de improviso.

Para que a leitura seja bem feita siga as seguintes orientaes:

Mantenha contato visual - Durante as pausas prolongadas e nos finais de frases, olhe para os ouvintes e demonstre com essa atitude que as informaes esto sendo transmitidas para eles. Cuidado tambm para no olhar sempre para as mesmas pessoas. Distribua a comunicao visual olhando ora para um lado, ora para outro. Assim, todos se sentiro includos no ambiente. Para no se perder na leitura enquanto olha para os ouvintes, aqui vai uma boa dica: Marque a linha de leitura com o dedo polegar, pois ao voltar para o texto saber exatamente onde parou.

Mantenha o papel na altura correta - Deixe a folha na parte superior do peito. A postura com o papel ser mais elegante e bastar tirar os olhos do texto e j estar mantendo a comunicao visual com os ouvintes. Ao digitar o texto procure usar apenas os dois teros superiores da pgina, deixando o tero inferior em branco. Esse cuidado permitir um contato visual mais tranquilo e suave, j que para ver as pessoas bastar apenas levantar um pouco a cabea e os olhos.

Modere na gesticulao - os gestos na leitura devem ser moderados. A no ser que a mensagem exija maior quantidade de movimentos, a leitura de uma pgina, de maneira geral, pode ser feita com trs ou quatro gestos. prefervel fazer poucos gestos, que destaquem as informaes mais relevantes com convico e firmeza, do que demonstrar hesitao soltando repetidamente a mo do papel e retornando depressa para segur-lo. Se voc no se sentir vontade para fazer os gestos, no se preocupe, ser melhor continuar segurando a folha com as duas mos.

Faa marcaes - algumas pequenas marcaes no texto facilitam a interpretao da mensagem. Voc poder usar traos verticais antes das palavras para indicar o momento de fazer pausas mais expressivas. Essas marcaes no coincidiro necessariamente com a pontuao gramatical.

Algumas dicas importantes:

Para facilitar a identificao de cifras misture nmeros com palavras. Por exemplo, fica mais fcil ler 38 milhes, do que 38.000.000, ou trinta e oito milhes.
Evite deixar frases incompletas no final da pgina para no ter que se apressar em procurar o complemento da informao na pgina seguinte. Termine a pgina com ponto final.
Coloque nmeros bem visveis nas folhas e para facilitar o manuseio deixe-as soltas, sem clipes ou grampos.
Use um corpo de letra de acordo com sua capacidade de enxergar. A tipologia minscula de letras possui desenhos mais fceis de ler do que a maiscula. Por isso, a regra usar corpo de letra grande com tipologia minscula.

Se voc costuma sentir tremores nas mos, a sada usar folhas de gramatura mais encorpada. Somente pelo fato de saber que com as folhas mais grossas os pequenos tremores no sero percebidos, voc ir se comportar com mais tranquilidade e, provavelmente, no tremer.

Para ter o domnio da leitura e se sentir confortvel com o texto, ensaie pelo menos umas 15 ou 20 vezes. Se por acaso voc chegar a decorar o texto, cuidado para no se esquecer de olhar para o papel. Pelo menos finja que est lendo. Parecer mais natural.

Essas precaues permitiro que voc seja o orador da turma e se sair muito bem fazendo seu discurso diante da plateia. Os colegas ficaro felizes, voc se sentir realizado e o pblico agradecer pelo bom espetculo.

Reinaldo Polito
Revista Vencer n 90

Reinaldo Polito mestre em Cincias da Comunicao, palestrante, professor de Expresso Verbal e autor de 20 livros.

'Terminantemente proibida a reproduo sem autorizao expressa do autor'

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